POLÓNIA










Comentários

  1. Um país que adorava conhecer, embora pense que já não o conseguirei visitar.

    Viajei contigo.

    Obrigada pela partilha.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Não percas a esperança, pois eu esperei décadas para conhecer o Egipto e consegui!

    O meu beijo agradecido.

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga adorei hoje viajar consigo e conhecer um pouquinho da Polónia. Lindas fotografias.
    Bom fim de semana.
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Se me der o gosto de voltar, irá ver mais, rrss

    Um abraço, minha amiga

    ResponderEliminar
  5. Olá Professora, lindas as suas fotos da Polônia. Fiquei feliz com a sua visita... Obrigado venha sempre que puder. Um abraço brasileiro, ZC

    ResponderEliminar
  6. O meu reconhecido abraço peça sua gentileza!

    Quando me der o gosto da sua vinda , ficarei contente também.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  7. que locais lindos por onde andas a passear
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Ainda seriam m ais bonitos se o padre que organizou a viagem não confundisse peregrinação com penitência e tivesse respeito pelas pessoas...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Belo o que nos apresenta!
    Parabéns!

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela viagem, guiada pelos teus olhos!

    ResponderEliminar
  11. E mais verás, se ´me deres o prazer da tua companhia.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  12. Sao, amiga del alma.

    Te felicito por esta visita y por la cronica fotografica tan espectacular.

    Un abrazo inmenso.

    ResponderEliminar
  13. Este lá, já há uns 6 anitos, gostei de recordar agora pelo olhar desta ilustre viajante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Querido RICARDO, um abraço apertado e grato te deixo, rrss

    ResponderEliminar
  15. Também já tinha estado em n Cracóvia e Auschwitz-Birkenau quando visitei Praga, mas agora vi uma substancial parte da Polónia.

    A ilustre viajante envia um abraço grande à outra ilustre viajante, rrss

    ResponderEliminar
  16. Belíssima viagem São!
    Ao olhar as fotografias de Birkenau,lembrei-me de Anne Frank.
    É bom que a memória não se apague e embora deva ser difícil visitar aqueles campos, as restantes belezas da Polónia são imensas.
    Foi concerteza uma viagem emocionante.

    Á minha presença na internet tem sido reduzida, mas hoje vim por aqui fazer uma visitinha e matar saudades.

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Tens razão.

    Foi emocionante, pois teve três momentos tocantes:

    _A minha segunda visita a Auschwitz-Birkenau

    _A cerimónia , em Varsóvia, evocando o levantamento começado às 17H de 1 de Agosto de 1944 para expulsão dos invasores alemães e que o Exército Vermelho, às portas da cidade, não auxiliou de modo nenhum

    _ A visita ao santuário de Czestochwa, em paricular o cobrir do ícone da Virgem Negra às 12H

    Gosto muito de aqui te ver, volta sempre e recebe um grande abraço

    ResponderEliminar
  18. Boas fotos, São; que bela viagem! Boa semana, amiga.

    ResponderEliminar
  19. A viagem foi boa, sim. Pena o poadre organizador ser tão déspota...

    Um grato abraço, Amigo

    ResponderEliminar
  20. São amiga
    estas fotos dos campos de concentração arrepiam-me
    kis >:=(

    ResponderEliminar
  21. Acredito que sim, mas garanto que ao vivo é uma sensação terrível ( e esta é a segunda vez que entrei em Auschwitz -Birkenau)

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  22. Olá São!
    Sempre tive muita curiosidade em visitar Auschwitz e Birkenau.
    Já me imaginei no local, a sentir arrepios por tudo o que ali se passou. Não calhou ainda nem eu fiz por isso, a visita a tal nódoa da história.
    Já várias vezes me lamentei de ainda não ter feito esta visita, já que tantos são os países que conheço (mais precisamente 52) mas não encontro explicação.
    O mesmo se passa com o Brasil, onde nunca fui e já estive noutros paíse mesmo ali ao lado.
    É muito interessante esta tua viagem e sei que a farei um dia.
    Um grande beijinho para ti

    ResponderEliminar
  23. Amigo, entrar neste complexo em que sistematicamente eram escravizadas, torturadas e assassinadas pessoas sem olhar a sexo, a idade , a nacionalidade, é uma terrível experiência que já fiz por duas vezes.

    Creio que temos a obrigação moral para com as vítimas de entrar em locais destes, mas já cumpri o meu dever cívico: de ambas as vezes saí mal até fisicamente e em lágrimas.

    OA minha angústia acentua-se por aquilo que Israel está fazendo aos palestinianos( que fique bem claro o meu repúdio por ataques a judeus, mas considero que as determinações da ONU deveriam ser respeitadas)

    Embora Birkenau fosse o campo de extermínio, os nazis destruíram as câmaras de gás e os fornos crematórios antes da entrada dos russos.

    Mas em Auschwitz entramos nas câmaras e vemos os buracos por onde era atirado o Zyclon-b assim como os fornos .

    E entramos no temido Bloco 10, onde vemos as celas de tortura específica da Gestapo.

    Mas se puderes vai, porque é importante ter memória e ver com os nossos olhos a que ponto pode chegar a crueldade humana.


    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  24. Gostei muito e nota-se a melhoria da primeira vez para a segunda que lá estive.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO